quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Portel: Promotor de Justiça recomenda que o prefeito Maranhense demita parentes!

Bem que esse título devia ser: Promotor de Portel recomenda que o prefeito da cidade lembre-se que a prefeitura não é a casa dele!



Portel 


Ops! 
Não foi bem isso. 
Mas foi quase.

Vamos aos fatos: 

A Promotoria de Justiça de Portel, no Marajó, através de seu titular Tiago Sales Boulhosa Gonzalez, emitiu uma recomendação ao prefeito do município, Manoel Maranhense que cesse com a prática de nepotismo verificada nos quadros do município e persiga a moralidade administrativa e a ética.  


prefeito de Portel
Maranhense

Recomendou ao prefeito eleito no último pleito Manoel Maranhense (PSC)que exonere todos os parentes e “aderentes” do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município e vereadores.





Importante neste caso, a Prefeitura de Portel tem 20 dias para cumprir. Quem está enquadrado na recomendação? Os  ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, que sejam parentes consanguíneos em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até terceiro grau. 
Espia!



Ainda recomendou que o prefeito não nomeie pessoas com quem tenha parentesco com o prefeito, ou mesmo com o vice-prefeito, com secretários municipais, e ainda,  Procurador-geral do município e Chefe de Gabinete e qualquer outro cargo comissionado da Prefeitura de Portel.






Que rescinda os contratos realizados por tempo determinado com as pessoas que possuam esse grau de parentesco.







O promotor Tiago Sales Boulhosa Gonzalez esclarece para o prefeito que  "a prática do nepotismo, que é caracterizado como beneficiar parentes para o preenchimento dos cargos e funções públicas,  não é  compatível “com o conjunto de normas éticas da sociedade brasileira e pela moralidade administrativa”.

Tiago Sales Boulhosa Gonzalez
promotor de justiça do Pará 





O processo todo deverá durar 30 dias, por que o promotor também pede ao prefeito que encaminhe cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual, bem como, a declaração sobre os demais servidores esclarecendo a se possuem ou não parentesco consanguíneo - no prazo de 10 dias  do cumprimento da recomendação.


O gráfico abaixo nos ajuda a entender quem pode ou não ser contratado e como identificar situações em que a administração pública pode incorrer em nepotismo.


Imagem: CJU

Existem algumas brechas na lei, Contudo, há limites para garantia do princípio da impessoalidade na administração pública.

Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar