domingo, 12 de novembro de 2017

Mocajuba e o muro das lamentações: prefeita explica a situação dos prestadores de serviço que denunciam falta de pagamento, moradores cansam da sujeira e pagam coletores privados. E o que diz a prefeita?



Dentre os diversos lamentos que recebemos de Mocajuba (PA) nas últimas semanas está a questão agonizante da limpeza pública. 
Recebemos diariamente fotos de lixo exposto nas ruas - especialmente naquelas dos bairros mais afastados do centro.  


Bem, a situação de privação de direito na cidade é fato concreto, explícito e que qualquer *menino catarrento pode ver. A questão é até quando vamos suportar e quando vamos descobrir é preciso mudar a forma de cuidar da cidade e eleger nossos representantes. 




lixo nas ruas de Mocajuba
imagem autorizada
lixo acumulado nas ruas
fotos enviadas pelos moradores

lixo acumulado nas ruas
fotos enviadas pelos moradores




Outro lamento profundo refere-se a questão do pagamento dos prestadores de serviço da limpeza pública fomos informados que havia uma dívida da prefeitura como os proprietários dos veículos desde de fevereiro do corrente ano. 


Um lamento diferente, pois origina-se de seus apoiadores de campanha que foram contemplados com tais vagas no serviço público, que em verdade revelaram-se um "presente" de grego. Então consultamos a quem de direito - "minha prima" prefeita Fátima Braga (PMDB). 




Fátima Braga
Prefeita de Mocajuba 


O pagamento de cada aluguel dos carros custa aos cofres da cidade R$2.000,00, enquanto que os motoristas recebem R$1.500,00 brutos. Além disso há o abastecimento dos veículos pela prefeitura. Mas muitos prestadores não recebem os devidos pagamentos e estão reclamar e lamentar.


Fátima, muito educada e solícita, respondeu-nos.  

Reconhece que existem dívidas, sim. Contudo, não referem ao mês de fevereiro pois o houve uma doação dos serviços pelos proprietários  até julho. Quanto aos demais meses atribui a falta de pagamento ao crise financeira deixada pelo *zinho que governou a cidade antes dela. Dentre tais dívidas está o INSS. 


"Tenha certeza da dificuldade de colocar o município na regularidade fiscal. É um sacrifício necessário para melhorar a vida de todos."  


Fátima também destacou outra questão que foi muito zelada também por Rosiel Costa (PR) no início do governo. O município precisa pagar suas dívidas para que possa habilitar-se para receber novos recursos. 

Lembram que o governo do Rosica, ex-prefeito acusado de formar uma quadrilha para roubar os cofres da cidade, também foi orientado por essa premissa? 

Pois bem. 
A prefeita atual segue pelo mesmo caminho administrativo. Ela nos diz: 

"Tivemos que fazer a opção. E gerencialmente, e necessário habilitar o município aos programas dos ministérios e do próprio estado. Sair do Cauc."

Cauc,  é uma sigla sonora para "Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias" uma espécie de SPC dos municípios. Se não estiver em dia com o governo federal e estadual, não recebe nada. 


Fátima Braga tem compromisso político com Helder Barbalho (PMDB) que intenciona candidata-se ao governo do Pará. Para poder convencer a população que Helder Barbalho "presta" - como se diz em bom mocajubês, ela precisa mostrar trabalho, fazer obra, fazer festinha de inauguração, muito vuco-vuco. E para isso precisa pagar as contas para receber dinheiro novo como aquele que pode vir dos convênios anunciados recentemente lá no Salão da Santa.


Ou seja, tem que pagar as dívidas para receber recursos novos e também para organizar a casa, como a viabilização da aposentadoria dos servidores que hoje não pode ocorrer e com isso os recursos que deveriam ser usados na prestação de serviços são usados para pagar os aposentados e aposentadas que não podem ser encaminhadas ao INSS porque o município estava devendo milhões - apenas relativo a multas - 26 milhões. 



E pagamento dos prestadores de serviço Carmen

Bem...

Acredito que insere-se no "no sacrifício necessário" a que ela se referiu na entrevista. Mas também nos informou que vai buscar regularizar até fevereiro. 

Destacou que as dívidas do município causaram um desajuste nas contas. "Desde 2013 ate 2016 município deve 50 milhões. Esta dívida foi parcelada em 200 meses, sendo que as seis primeiras parcelas (que vencerão em dezembro) é de 200 mil reais. Essa condição, desde julho, causou um grande desajuste nas contas".  


Pois bem...
Meus prezados e prezadas,


A oligarquia (pequeno grupo que se reveza no poder desde a fundação da cidade) faz o bobagem e o a cidade sofre. Os cidadãos e cidadãs sofrem - sofre mais quem tem menos e mora nos lugares menos favorecidos. Mas todos sofrem. Inclusive aqueles que apoiam a oligarquia. Muitos sentem-se frustados e enganados e isso reflete-se na intermitência do serviço público. 



Com a falta de pagamento e a desorganização da coleta - a cidade está literalmente ás moscas com mais moscas na periferia. pois onde vive a parentela da oligarquia dá-se um jeito de limpar. 


A iluminação pública é melhor. 
A rede de água dá conta de abastecer... 


Dizem as boas línguas da cidade que a única rua que não falta coleta é a rua da prefeita, não porque ela exija isso, mas pela prática clássica de clientelismo e servidão de muitos que operam a máquina pública. Culminam fiscalizando o trajeto que ela faz. Será mesmo? 



Beeem...

Fátima Braga (PMDB) conseguiu a proeza de fazer alguns sentirem saudades do fatídico governo de Rosiel Costa (PR). 



E logo ela que elegeu-se com uma estratégia de voto útil, votos de rejeição a Rosiel Costa (PR) e pela necessidade de tirar seu grupo (outra fração da mesma oligarquia) imediato do comando da prefeitura. 



Diante do desespero da imersão na sujeira as pessoas estão pagando coletores privados para reduzir a sujeira das ruas, evitar o mau cheiro, espantar os urubus e reduzir as possibilidades de contaminação.


Vídeo enviado ao blog 

Rua Nossa Senhora das Graças 

Em tempos de internet, a população segue a reclamar e aqueles que a elegeram - em sua maioria, a lamentar. Só não lamentam, por razões óbvias aqueles que arrumaram "uma colocação" e estão com pagamento em dia.  


A prefeita elegeu-se sob o lema Agora é o Novo. Mas está difícil para o povo entender que há algo novo. Tudo está pior do antes. 

Bem estamos tentando entender as razões dessa situação de caos na cidade e vamos conversar melhor com a prefeita sobre suas razões. Assim que eu estiver plenamente recuperada. Combinamos.


Enquanto isso, mocajuba segue a lamentar. 
Outros, a agir fazendo o papel que era do poder público.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar