sábado, 28 de outubro de 2017

Médico mocajubense estabelecido em Brasília alerta sobre os perigos da falta de cuidado com nossas praias















Uma publicação deixou-me com vergonha alheia com uma publicação sobre a praia Ilha do Camelão. Ele diz: 


"Camaleão de Vidro - É triste ver que muitas pessoas hoje ainda não tem consciência ecológica e coletiva. Em passeio de barco paramos na ilha do camaleão e o que me deixou surpreso foi a quantidade de cacos de vidros espalhados pela praia, foram tantos que deu pra montar essa pequena coleção."

Aproveito esse episódio para  situar o médico mocajubense em questão na minha história e trajetória para voltar a essa questão do descuido com nosso meio ambiente, nossa cidade, nossos conterrâneos. 


Júnior, é velho conhecido meu, da época que eu vivia em Belém na residência do meu padrinho de batismo católico e trabalhava "em troca dos estudos".  Júnior, estudava também, na condição de sobrinho dos donos da casa.  Eu trabalhava na casa durante o dia e estudava naquele famigerado turdo do intermediário. Vivemos juntos por aproximadamente um ano quando ele passou no vestibular e seguiu a vida. 



É daquelas pessoas que a gente ama de longe. Quase não se vê. Não se fala. Mas mantém no coração.  


O post dele me causou vergonha e tristeza. Ele vive longe, pelas mesmas razões que todos os demais que não vivem em Mocajuba (PA). Nosso território é produtor de gente para fora pois não consegue nos abrigar, não fornece ferramentas para que todos desenvolvam suas potencialidades e sigam a vida. Contudo, o lugar é sempre nosso, é preciso que se zele por ele sempre. 



O vidro na praia indica um desleixo que nega nossa identidade cabocla e solidária. 

O médico em tela tem filhos pequenos e qualquer pai ou mãe deve ficar desesperado ou desesperada com a possibilidade de ter um filho machucado. 

Poderia ser o filho dele.
Mas pode ser o seu.
Pode ser você.
[Na volta]


Ele ficou tão impressionado que juntou e fez uma coleção na praia. 
De tempos em tempos ele volta.
Quem sabe na próxima, já guardamos o lixo e levamos no saquinho.



Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar