sexta-feira, 28 de julho de 2017

Sexta-feira de muita zigzira: polícia civil do Pará prende suspeito de assassinar o prefeito de Breu Branco

Diego Kolling - Prefeito de Breu Branco assassinado

A polícia civil divulgou prendeu o acusado de executar o prefeito de Breu Branco, Diego Kolling, conhecido como Diego do Alemão,  enquanto pedalava de bicicleta na  Rodovia PA-263, que liga Tucuruí a Goianésia no dia 16 de maio de 2017.  


mapa-montagem\políciacivil-pa

Na madrugada de hoje uma grande operação foi estruturada para elucidar o crime sob o comando direto do delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino que  coordenou a operação de cumprimentos de mandados de prisão, buscas e apreensão e condução coercitiva. Foram 40 policiais, entre civis e militares, participam das ações, tanto na área urbana quanto na zona rural de Breu Branco.

preso não identificado - foto: Mara Silva via Facebook


Os presos foram encaminhados à cidade vizinha de Tucuruí e chegaram por volta das 10 horas. No total foram quatro pessoas presas e muitos objetos apreendidos.

Prisão de acusados 
Foto: PacoMartins

Prisão dos Acusados
Foto: SistemaFloresta
 
acusado da execução
foto: ParáUrgente

Ricardo Chegado, presidente do Partido Social Democrático (PSD) do município de Breu Branco, foi preso após ser apontado como um dos mandantes do assassinato - diz a polícia civil do Pará. Ricardo foi o coordenador da campanha do deputado federal Éder Mauro (PSD) no município. 

O acusado da execução Antônio Moura, de 40 anos, é  conhecido em Breu Branco por "Lelo do Batata" e já teria confessado o crime e apontado o mandante.  Também teria dito que pelo menos 6 pessoas estão envolvidas no crime - dentre as quais, Jorge Damasceno e o Secretário  de Agricultura de Breu Branco, Marcos Paulo.

Ricardo Chegado - apontado com mandante do assassinato

Ao repórter Paco Martins, no entanto, o acusado da execução teria negado que tenha cometido o crime e aponta a esposa com testemunha álibi. Contudo, o delegado que comanda a operação informou que o executor confessou o crime e apontou  Ricardo Chegado como mandante - que foi preso em uma fazenda na zona rural de Breu Branco. 


Ricardo Chegado participou ativamente da campanha de Diego Alemão no município - cabe a polícia explicar em que momento Diego do Alemão e Ricardo Chegado desentenderam-se. 



Atualização: O delegado responsável pelo caso informou que a motivação foi político-econômica. Ricardo Chegado é empresário no município e concorrera em uma licitação para prestação de serviços de transporte escolar à prefeitura de Breu Branco tendo ganhado a disputa. Contudo, o valor tornava o serviço inexequível. Diante disso, teria proposto ao prefeito que o contrato fosse apenas formal. Ou seja, que recebesse sem executar de fato o serviço - procedimento usual da bandidagem política do Pará. Mas o prefeito Diego do Alemão teria se negado a fazer a atender os pedidos de Ricardo e cancelado a licitação.


Diante disso os dois desentenderam-se e Ricardo Chegado teria então arquitetado a morte de seu correligionário de partido.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar