sábado, 18 de julho de 2015

Mocajuba: Avança do Processo Contra Rosiel Costa (PA) e o grupo acusado de (supostamente) com ele formar uma suposta quadrilha para assaltar os cofres de Mocajuba (PA).

Por outro lado, foi instaurado o processo penal no dia 13\07\2015 contra Rosiel Sabba Costa, se condenado, pode inclusive ser encarcerado. [Ai Jisôs! Cuinfeito!]






Meus caros,


É cada vez mais difícil, para mim, à manutenção dos posts; Vamos lá. A cidade espera uma decisão sobre os processos que tramitam contra o prefeito eleito e reeleito, afastado e reafastado do cargo Rosiel Costa (PR)  e todos os demais envolvidos.



Mocajuba (PA)
Uma cidade a espera de justiça e que punho de nossas redes quebre e acordemos para a ação


Pois bem. Já disse aqui que a justiça é lenta. Mas ela andou, por estes dias que encerram o mês de Junho e julho trouxe muitas decisões novas – decisões preliminares, mas ainda assim, decisões. [Nem eu aguento esse estilo poético. Julho não trouxe nada, quem trouxe mesmo foi o Daniel Girão, da juiz  da Comarca de Mocajuba (PA).], o sistema de justiça que envolve as Chamadas Câmaras Reunidas, a Promotoria e os advogados. 



Daniel Girão
imagem:reprodução internet
alguém, por favor  "me-arrume" uma foto boa do juiz de mocajuba



Lembremos que o processo [0004847-23.2013.8.14.0067] que trata de supostos atos de improbidade administrativa promovida por Rosiel Costa, e mais, o grupo que Ministério Público qualifica como “uma quadrilha formada para dilapidar o patrimônio público mocajubense” foi transferido para as Câmaras Reunidas em Belém (PA), contudo o juiz da Comarca de Mocajuba (PA) continua competente e atuando em conjunto. O promotor é nosso representante,  aquele que constrói a ação e encaminha ao juiz. Quando alguém manifesta dentro do processo, o juiz analisa e o promotor manifesta-se. 


Promotor Claúdio Bueno
iamgem:reprodução internet

Todo esse trâmite demora. Exige tempo, pessoal e etc tal. Por isso que acaba "grelando" e gera essa sensação que nada acontece, aumentando o sentimento de impunidade. Mas temos que ter fé. Depois de tantos anos de desmandos em Mocajuba (PA), quando imaginávamos que ocorreria uma  ação dessa magnitude? 





Imagem: reprodução internet
Graeco
Momento das Prisões dos envolvidos no processo em Belém do Pará
Fotos da OperaçãoMocajuba
reprdoduçaõ




Mas Carmen, porque tanta demora?
Primeiro porque o processo é monstruoso – o maior processo da Comarca Mocajubense.

Segundo, é muita gente – e todos devem apresentar o que a justiça chama de defesa preliminar. Lembram aquela frase cinematográfica de que todos são inocentes até que se prove o contrário. Pois é.





Como é muita gente, e ainda, trata-se daquilo que o juridiquês chama de “ação condenatória”  todos podem ser ouvidos de forma escrita, que chamam também de pré-defesa - antes de seguir o rito (o vuco-vuco da justiça).




Gente, em tempo de tanta bobagem replicada na internet, tenham paciência.
Vamos aos fatos.

Como estão afinal as coisas, Carmen ? Já vão prender alguém ? Cassar? Jogar ladeira abaixo ?




Não. Tão somente, a partir de então. O acusados vão ser ouvidos. 
É minha gente.
Se não for assim, vã dizer que estão apenas levantando "aleve" contra eles!






Depois de muito de trabalho, o juiz de Mocajuba (PA), Daniel Girão, informou via certidão quem defendeu-se, quem não, quem não foi localizado, “quem sumiu no mundo”...






Objetivamente, apresentaram  pré-defesa:

-Edinilton Domingos Almeida Braga, vereador e ex presidente da Câmara Municipal de Mocajuba.
- Hamilton Coelho Braga e Sonagro Sol Nascente Agropecuária LTDA;
- Posto Renascer;
- Assessoria Contábil Pública e Empresarial do Terceiro Setor (ASCEP);
 -Maria da Conceição Quaresma Lourinho;




[Alguns tentaram dizer que nada-tem-a-ver-no-peixe, ainda agora nessa fase. Mas não obtiveram sucesso]



Quem não apresentou defesa preliminar. Ou seja, não manifestou a respeito da ação que corre contra eles:
- Luis Carlos Cardoso Lopes;
-Thainá da Cruz Quaresma;
- Miguel Océlio Seixas Quaresma;
 -Viviane Rodrigues Carvalho;
- Ajax João Ferreira Paes;
- Polo Construção e Pavimentação Ltda e Fernando José Santos Braga;




Ainda tem os  casos especiais;

Willison Acioli Lopes deixou de ser notificado, por não localização;
Tenho acompanhado a saga da justiça pelo site do TJE na intenção de notificar esse senhor.
Muitas incursões em vão. Parece que ele é considerado uma peça chave para esclarecer muitas questões.

Segundo  trecho do documento 2013.03790263-49 do processo em tela:  "teria participado ativamente da montagem e fraude as licitações de Mocajuba, pois seria um dos organizadores da operação, tanto que seria a pessoa responsável por gerenciar e orientar outros funcionários da prefeitura na montagem dos procedimentos licitatórios e teria sido preso na sede da empresa Polo (Point Frio) exatamente montando todos os procedimentos licitatórios de 2011 a 2013. Inclusive teria tentado omitir do Ministério Público a localização dos procedimentos licitatórios";







Maria do Socorro Pinto Alves Batista foi devidamente notificada; Contudo com indefinições quanto à questões de prazo.




Segundo trecho do documento 2013.03790263-49, a contadora do Município de Mocajuba,  "integraria a organização de ímprobos e seria a principal organizadora das fraudes a licitações e consequente desvio das verbas públicas, tanto que teria designado Willison para realizar a tarefa de montagem. Ainda, buscaria maquiar os procedimentos, tentando fornecer uma aparente situação de legalidade; O procedimento de inexigibilidade de licitação que contratou o escritório da depoente teria sido declarado como fraudado pelos técnicos do TCM;"




Já quanto A Construtora Engecil, consta a expressão, “não notificação” – que esta bloguer não compreendeu bem.





O que significa isso minha gente?



Primeiro, significa que deram muito trabalho a justiça; Mega super vuco-vuco!

Segundo: significa que já houve uma primeira oportunidade de defesa dos acusados.
Um deles, o mais famoso e querido (Sqn!), o Rosica, descrito no processo como líder do grupo, apresentou defesa, porém fora do prazo.


Segundo o Ministério Público de Mocajuba: "Rosiel Costa, que seria o principal mentor, coordenador e beneficiário das fraudes" investigadas.




A partir de então, os envolvidos são citados.
Gente, é aquele momento em que o oficial de justiça aparece na casa das pessoas e dá aquele altíssimo trick-trick. Representa duas coisas: a primeira é que a pessoa citada está, digamos... mantida no processo de investigação, ou seja, o juiz viu algo que justifique isso. E então os envolvidos podem apresentar suas defesas.




Como diz a criançada:
-  É... 123... Valendo!




Gente, o Rosica, deu demais trabalho.
As vezes eu acho que esse zinho quer mesmo é apenas perturbar o processo;
Será gente?





Bem.
Sobre ele, o  juiz disse o seguinte na citação:




“Conforme os autos, narra os supostos atos de improbidade praticado pelo Sr. Rosiel, analisando a petição inicial e os vastos documentos, verifico que há indícios de ato de improbidade administrativa praticado pelo requerido”.






Como podemos ler no documento 2015.02437296-81, de 08\07\2015. A partir de então, ele tem 15 dias para defender-se. "Conta ai no dedo"!
Acho que o prazo dele é dia 23\07.
Pois bem.
Pelo menos a partir de agora, ele não poderá dizer mais que não foi sequer ouvido.






Também foram citados:

O Posto Renascer LTDA – EPP e (Sócios - Fernando José dos Santos Braga);  O juiz justifica que “ supostamente foram beneficiados em detrimento do erário, sendo uma das supostas empresas captadoras de dinheiro público, pois, segundo o MP, os requeridos prestaram serviços através de procedimentos licitatórios criminosos. Há no processo vasta documentação que indica (supostamente) que o Sr. Fernando recebeu uma boa quantidade de dinheiro sem fornecer a respectiva quantidade em produtos (gasolina).






No documento 2015.02459258-58, do dia 08 de julho de 2015, é citado o vereador Edinilton Braga concunhado do prefeito afastado Rosiel Costa (PR).






Em conclusão o juiz afirma que
a hipótese do Sr. Edinilton (quando estava no cargo de presidente da Câmara) pactua com as infrações administrativas do administrador municipal (Sr. Rosiel). Até o momento processual, há indícios que o sr. Edinilton não adotou nenhum procedimento para fiscalizar a bom emprego dos recursos públicos. Há, também, sinais que o requerido é o verdadeiro dono dos postos de gasolina e estes postos estão em nome de Laranjas. Em resumo o sr Edinilton, supostamente, foi beneficiado em detrimento do erário. Há no processo vasta documentação que indica (supostamente) que o Sr. Edinilton faz parte o conluio para desviar dinheiro público”





Gente, esse tár-de-erário – é o dinheiro do povo. Dinheiro público.
Respira e lê!



No documento 2015.02459265-37, do dia 09 de julho de 2015, é citado o senhor Hamilton Coelho Braga e Sonagro Sol Nascente Agropecuária LTDA e vários outros; O juiz concluiu  que:


“é visível à hipótese dos Requeridos serem beneficiadores, praticaram e pactuaram dos supostos atos ímprobos que avassalaram os cofres Municipais. Em resumo o Sr Hamilton e sua empresa, supostamente, foram beneficiados em detrimento do erário. Há no processo vasta documentação que indicam (supostamente) que os requeridos fazem/fizeram parte do conluio para desviar dinheiro público”.





Também é citada a Assessoria Contábil, Empresarial, Pública e do Terceiro Setor S/S LTDA ASCEP e outros, representada por Maria do Socorro Pinto Alves Batista, pois a justiça verifica que “que há indícios de ato de improbidade administrativa” praticada pela requerida (No documento 2015.02535018-49, do dia 14\07,); Maria do Socorro atuou muito tempo em Mocajuba (PA) na era rosielsista. Estava na cidade única e exclusivamente para atuar na prefeitura. E  mesmo depois da abertura do processo, com o afastamento de Rosiel Costa, prisões e tudo o mais. Contudo, depois do último afastamento, a senhora contadora arrumou a mudança e saiu da cidade.
Hoje vive em Belém (PA) onde foi notificada para apresentar sua defesa.








Luiz Alfredo Quaresma de Miranda e outros foram citados por razões de mesma natureza; através do documento 2015.02535019-46. 



Bem, é isso. 
Em pensar que se não fosse o desentendimento do engenheiro mocajubense Daniel Cunha, eleito vereador em 2012, com  Rosiel Costa (PR), com quem atuava no campo da engenharia de construções, a era rosielsista estava fada a estender-se por muito tempo. 






Meus caros, ainda não acabou. Depois de todo esse tempo, o prefeito foi processado no campo penal e se condenado, pode vir a ser encarcerado.  
Como vocês já estão cansados. 
Faço outro post amanhã. 



Mazólha!: não é apenas o grupo rosielsista que está com problemas com a justiça por questões relacionados a administração e dinheiro público. 
Durante a semana, vou contando devagar. 





 Sim, nós podemos!



Um comentário:

Anônimo disse...

Beleza matinta pereira

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar