quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mocajuba: O Rio Tocantins pede socorro e os mocajubenses ligam o alerta sobre o assoreamento promovido pela prefeitura há mais de uma década!


reproduçãointernet
facebook



Francinete Melo, é professora em Mocajuba, usou as redes sociais para levantar uma indagação que todo cidadão de bem anda a fazer: será que já se iniciou os trabalhos de assoreamento do Rio Tocantins?





Bem....
Vamos pedir ajuda ao poeta.


Toca-Tocantins!
Tua águas para o mar.
Os meios não são os fins!
Porque vão te matar!

[Toca-Tocantins, Nilson Chaves]
Ispia-tô-até-cantando!


Os mocajubenses acostumaram-se a observar "um crime" promovido pela prefeitura local, fingindo-se de cegos, quase mudos, substituíram a preocupação com a manutenção de um dos maiores patrimônios naturais da Amazônia Tocantina, o Rio Tocantins, pela síndrome de Copa Cabana - a vontade cega de seguir o estilo praiano que se propaga do Rio de Janeiro pelas telinhas da Rede Globo.





Não culpemos-nos! É culpa da Globo. 





E essa vontade de materializar em si a " Garota de Copacabana", ou o seu Tom Jobim a observá-la e cantá-la em versos, prosas e músicas de tons suaves - fez de todos nós cúmplices de uma atitude criminosa que é o aterramento do Rio Tocantins pelo poder público local. A Praia dos Górgons, nunca foi, nem será "praia", trata-se de uma área úmida com vegetação ripária ou mata ciliar, com um pequeníssimo trecho de deposição de sedimentos, que é conhecido como praia. A mata foi criminosamente suprimida, retirada para promover o aterramento e inventar nossa "Ipanema".





Olha que coisa mais linda,
Mais cheia de Graça,
É ela menina,
Que vem e que passa,
Num doce balanço
A caminho do mar...


[sóbubagi]

{Garota de Ipanema, Tom JomBim}




Não adianta murmurar, resmunhar....
Retirada de mata ciliar e vetação é algo impensável.
São elas que reduzem os efeitos das enchentes e marés diárias sobre as margens dos rios e impedem-na, por exemplo, de cair.
O que já está ocorrendo em Mocajuba (PA). Em Cametá (PA), isso ocorre, mas lá os motivos, fatores, causas... são outros. 




Se a destruição da orla é um problema grave [..]
Imaginemos, o assoreamento do rio. O rio que serve a todos os moradores da sede ou da área ribeirinha, e que é elemento fundamental em várias dimensões para toda a Amazônia Tocantina.






Se faz, para produzir uma opção de lazer, que a preguiça para o novo e a falta de responsabilidade com os bens públicos, e ainda  o total conhecimento dos direitos difusos produz. O assoreamento é tão grave que ganhamos outra praia inventada, a Praia da Ilha do Camelão, que expande-se rapidamente, como provável resultado da deposição de areia derramada em dezenas de caçambas todos os anos, por várias vezes, para forjar uma praia.





Infelizmente, mesmo diante da exigência da lei e de todas as circunstâncias globais que reclamam atitudes, nossa Secretaria de Meio Ambiente tem servido apenas para aconchegar aliados políticos, ou para aplacar vontade por mais domínios pessoais na máquina pública. Diante da crise e da instabilidade de um governo sub-júdice, a cidade não conta com um titular para a pasta, e as questões relacionadas ao meio ambiente, são como nosso Praia Inventada - uma tragédia anunciada.




Wilde Colares, Rosiel Costa, Prefeito Interino ....? Todos, seguem a mesma matriz de condução do trato com a questão ambiental. 






E Mocajuba (PA) está de joelhos diante da necessidade de pensar um projeto político de desenvolvimento que tenha na sustentabilidade, ou no ideal de, um pilar fundamental. Vocês sabem, eu prefiro acreditar que é possível, do que morrer achando que tudo isso é normal e que nada pode ser feito.





Pode sim.
Nós podemos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma questão que tem que ser bem levado a serio. a muito se joga terra na margem do rio tocantins.uma atitude leviana que causa um enorme impacto ambiental. a começar pelo fechamento do canal em frente fazenda da família cunha. outrora um, pedral e hj uma "praia" destruindo o habitat de varias especies de peixe e sem falar no fechamento do canal por onde passa as embarcações.que agora tem que passar bem na margem do outro lado [ boca da santana } por causa do acumulo de terra vindo da tal praia.não existe necessidade disso. a margem do tocantins por si só já e linda. além disso temos outros lugares maravilhosos pra tomar banho.as autoridades precisam acabar com essa leviandade







Anônimo disse...

Minha querida Carmen, A questão vai mais além do impacto ambiental negativo causado pelo aterro da margem do rio Tocantins, a água captação pela cosanpa para consumo da população de Mocajuba encontra-se entre dois pontos a se discutir: um é o canal a céu aberto que serve mais como esgoto das casas localizadas a rua João Alfredo e outro é o igarapé lá do xipucu que certamente suas águas trazem vários tipos de poluentes de nossas colônias principalmente herbicidas e inseticidas aplicados de formas incorretas de nossos produtores rurais, muitas vezes por falta de informações. É meus nobres colegas a coisa mudou o camarão e o peixe que era comida de pobre, agora é comida de gente grande, antes não comprávamos fifite porque o óleo acabava e hoje um quilo de fifite compramos 4 litros de óleo de cozinha, até onde vamos, a culpa é de quem: falta de políticos com compromisso com nossa população e com o meio ambiente e a população que muitas vezes não sabem escolher seus representantes.

Anônimo disse...

Sempre achei isso um absurdo, cheguei até a pensar que ninguém via ou se importava com isso.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar