sexta-feira, 15 de maio de 2015

Prefeitura de Mocajuba (PA) - Nada Consta no Superior Tribunal de Justiça quanto ao afastamento do prefeito Rosiel Costa (PA) devido ao processo que o acusa de formação de quadrilha para roubar os cofres da cidade.


processo antigo com decisão desfavorável a Rosiel Costa.
arquivado definitivamente
único processo que consta no STJ




Desde ontem a noite, Mocajuba (PA) foi tomada por uma nova onda de boatos, já tradicionais na cidade, que atestavam a volta do prefeito afastado Rosiel Costa (PR) por conta do processo que o acusa de formar um quadrilha para roubar os cofres da cidade. Para facilitar a propagação, correligionários rosielsistas espalham notas enigmáticas na internet. 




O blog apurou.


1. Vamos aos fatos:

Não há ainda, sequer registro, de recurso ao STJ feito por  Rosiel Costa (PR) para suspender esse afastamento;



apenas um registro
do pedido de recurso do primeiro afastamento


Entenda: para voltar ele precisa recorrer ao STJ (ok?). 

Quando ele faz isso, aparece nessa tela que vocês podem ver acima;
Depois disso, como ele não é Deus, precisa passar pelo mesmo rito normal que todo mortal: esperar a o julgamento do processo, e finalmente a decisão. (ok?). 

Veja que no último afastamento, ele também recorreu a Brasília (STF), mas perdeu.

E no site do STJ, consta apenas o processo acima. Que é antigo  e que foi negado pelo STJ.
Ou seja, ele já perdeu uma vez por lá. 






2. Os rebatimentos dos boatos e esse significado:

Geeeente, essa política de boatos, com a qual o blog nunca compactuou, seja de um lado ou de outro, serve apenas para criar instabilidade na cidade. Pessoas  esclarecidas, não se deixam levar por ela. Trata-se de uma coisa tão criminosa quanto roubar os cofres públicos e deixar a população a míngua o povo mocajubense. Eu sei que é difícil separar as coisas e saber em quem acreditar. 
Sim.





O cenário é de caos na credibilidade e na ética na administração pública.
Mas pelo menos, tentem lembrar que esse tal mundo onde o que vale é apenas o tráfico de influência e as conspirações fajutas, diz respeito a uma realidade que foi mais  verdadeira na segunda metade do século passado.





Essa coisa de achar que fulano está no poder, por vontade do ciclano - é produto de uma democracia pouco madura - ainda herança do período militar. 






Mas muitos, sabendo que de certa forma todos sabem que isso já existiu, jogam deliberadamente com as pessoas, para fazer crer que  possuem um poder que de fato não possuem. Um jogo com o imaginário coletivo. Um imaginário viciado.





Mas o fazem porque muitos de nossa geração acreditam que a proximidade com o poder é o melhor capital que existe: mesmo que isso represente corrupção, desvio de dinheiro público e o sacrifício dos mais pobres. Então, muita gente reproduz boatos quase como uma vaidade.
Quem nunca ouvia a frase : ele-rouba-mais-faz?
Que todo-mundo-tem-seu-preço e tals.









E ainda, gente de mente distorcida se envaidece de estar do lado de um político tão corrupto que pode até comprar a justiça. Acelerar processos, traficar influências....
Mas as coisas não são bem assim: somos uma democracia com poderes independentes e onde, sim, político corrupto pode ser punido, afastado e até preso.
Vejam o caso do nosso vizinho Mirí: o prefeito "Pé de Boto" foi afastado, preso e corre riscos de voltar para a cadeia enquanto a cidade passa por nova eleição.



Viram?
Já estamos caminhando para o final do dia e nada ocorreu.
Bem, tomara que sexta-feira quem vem eu não esteja aqui repetindo o mesmo texto.








Um comentário:

Anônimo disse...

carmen voce ta certa nos seus comentarios, porem há um erro. para que o Rosiel volte não precisa ele recorrer no stj. Ele recorre em Belém mesmo, porem se ele perder dai ele recorre para Brasilia no STJ.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar