sábado, 16 de maio de 2015

A Amazônia tem disso: mocajubenses do "sítio" (pura poesia)

Imagem: Carmen Américo
maio - 2015
Rever um amigo inesperadamente é revisitar a si mesmo.
Meus amigos da Comunidade de Santo Antônio de Vizeu - Mocajuba (PA).



***

Por aqui moradores das áreas ribeirinhas são localmente chamados de moradores do sítio. Essa denominação ribeirinha, ribeirinho é algo de fora, da academia, dos jornais.


***

Aqui, quem mora no núcleo urbano, é da cidade.
Quem mora na zona rural, ou é do "centro" ou é do sítio. 


***

Mocajuba é a cidade mais urbana da Amazônia Tocantina - pouca gente vive nas zonas rurais - menos de 30%, segundo o IBGE. Destes, grande parte vive nas áreas de ilhas e várzeas do rio Tocantins. 

***


Pensar em potencializar seu refinado  modo de uso do bioma amazônico é questão que deve ser central a gestão pública - especialmente aquelas voltadas ao desenvolvimento da cidade e não ao próprio umbigo dos empoderados da elite papa manga que em sua maioria não vive, no sítio, não vive no centro, não vive na cidade....
Vive por ai...
Em muitos casos, vive em Belém (PA).





Sem dúvida, pensar o desenvolvimento da economia agroextrativista que eles já desenvolvem é condição sine-qua-non para manter suas famílias e seus locais de origem e vivendo em boas condições de cidadania.





Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar