domingo, 25 de janeiro de 2015

Falece Hidelbrando Sabbá Guimarães, conhecido como Nário Guimarães, ex-prefeito e homem público que mais tempo permaneceu no poder em Mocajuba


Hildebrando Sabbá Guimarães
1926-2015
Foto: Arquivo familiar cedido

Após 12 dias internado em hospital na capital, faleceu ontem Hildebrando Sabá Guimarães, ex-prefeito de Mocajuba (PA). Cardiopata, foi  vitimado por falência múltipla dos órgãos. Conhecido como Nário Guimarães, foi o homem que mais tempo permaneceu no poder em Mocajuba (PA) e a liderou a cidade na instalação de servições e equipamentos de modernização urbana.

Nário Guimarães e a Esposa
Foto: Arquivo familiar cedido


Hidelbrando Sabbá Guimarães, era filho de Raimunda Guimarães e Raimundo Guimarães, nasceu
 em 28 de Agosto de 1926 na localidade de Tauaré, Rio Maxi - a zona de origem do município de
 Mocajuba.  


Casou com Adair Vieira Guimarães em 1951 e teve nove filhos: Nairson, Nelma, Nilda, Nilson, Nilzete, Nilce, Nailce, Nixon e Júnior. Terminou sua trajetória terrena no dia em que faria 64 anos de casado - um  vida de amor e companheirismo ao lado de dona Adair.




Foi um agricultor, agroextrativista, comerciante, e o homem público de maior tempo de permanência no poder.  Portanto, garantiu lugar destacado na história de Mocajuba com um longo período de atuação como vereador, prefeito e vice-prefeito e novamente prefeito. Clichês à parte, a trajetória de Nário Guimarães literalmente confunde-se com a História de Mocajuba, em grande medida.




Começou sua trajetória de homem público quando conquistou uma das vagas da Câmara Municipal em 1960, legislando até 1964 - ou seja  nos tempos de transição do governo brasileiro para a Ditadura Militar, permanecendo 18 anos ligado diretamente à gestão do município. 


Nário Guimarães
recorte de periódico - sem identificação


Após o término da legislatura, tornou-se prefeito governando de 1964 a 1970 - diferente dos dias atuais eram seis anos. Membro do partido da situação, a Arena - compunha com o governador Tenente Coronel Jarbas Passarinho (1964-1966).



Terminado o mandato ocupou o cargo de vice-prefeito entre 1970-1976, ao lado de João Costa, falecido recentemente e pai do atual alcaide municipal Rosiel Costa.  



Em nível nacional,  vivia-se o contexto da Ditadura Militar e estávamos sob o Ato Institucional número 5 - o conjunto de leis mais severas do período ditatorial.






O AI-5, como ficou conhecido,  que deu plenos poderes ao governo dos militares.  Uma época em que os partidos políticos foram extintos e o bipartidarismo foi adotado no País com a criação da Arena, que agregava partidos do governo, e o MDB, que aglutinava as "oposições". Mas em 1972, foram restabelecidas as eleições diretas para senador e prefeito, à exceção das capitais.




É neste cenário que Nário assumiu a prefeitura novamente entre 1976 e governou até 1982 trabalhando com vários governadores paraenses: Fernando José Leão Guilhon (ARENA), Aluísio da Costa Chaves (ARENA), Clóvis Silva de Morais Rego (ARENA) e Alacid da Silva Nunes (PDS). Importante lembrar que a ARENA transforma-se em PSD com o enfraquecimento do regime.



Essa fase da História mocajubense é caracterizada pelo consolidação da cultura da pimenta do reino no município que  reorientará homens, mulheres, capitais, saberes e técnicas na cidade. Neste período, a economia da cidade será reorientada à sua fase de maior crescimento. Os empréstimos a cultura aprovados pelo ITERPA em 1977 consolidaram uma fase de muito dinamismo. O rendimentos gerados pela pimenta-do-reino atraíram agentes privados à atividade e fortaleceram a capacidade institucional com forte articulação às estruturas do Estado que leva a multiplicação de incentivos creditícios - dentre os beneficiários estão o agricultor Nário Guimarães, e também Caetano Santos, Wilde Colares e muitos outros. Estavam plenamente estruturados os elementos que levarão a expansão da agricultura na terra-firme que altera os rumos da cidade.




Dentre suas realizações está o primeiro sistema de fornecimento de energia baseado nas termo-elétricas com horário fixo de funcionamento: até 22 horas, depois até 24 horas (meia-noite). Funcionava onde hoje está instalado o Banco do Brasil.



Também foi responsável pela instalação do sistema de telefonia tendo como base o atual prédio da Secretaria de Segurança Municipal ao lado da Prefeitura.  Também levou os sistemas de televisão com antenas instalados na Praça Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ao lado Igreja.



A rede de fornecimento de água encanada, localizada no Bairro da Pedreira, à margem do Rio Tocantins, que no ato de instalação configurava-se como um sistema moderno e muito eficaz para o tamanho da cidade.



A pavimentação das ruas que era registrada apenas na Rua Alexandre de Castro,  foi expandida para outras ruas do centro.



Rua de Mocajuba antes da Pavimentação
Foto: FlogãoMocajuba


Também existem realizações na educação com a organização das séries do antigo segundo grau e instalação de escolas nas comunidades.



O corpo de Nário Guimarães foi levado para Mocajuba para ser velado na Câmara Municipal e o 


enterro será realizado amanhã (26/01/2015) pela manhã.




Post com informações fornecidos por Hilbrando Saba Guimarães Júnior.
Aguardamos contribuições dos leitores .

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar