domingo, 14 de dezembro de 2014

Mocajuba em Chamas !

No final desta manhã em Mocajuba, um cena protagonizada pelo prefeito Rosiel Costa (PR) deu o tom do descalabro em que anda nossa cidade.




O prefeito e o Conselheiro Tutelar Fernando dos Santos agrediram-se verbalmente tendo chegado ás vias de fato com o prefeito tentando acertar Fernando dos Santos com socos e pisões.




Tudo começou quando Fernando dos Santos desmentiu publicamente o prefeito através da rede social Facebook.  É uma briga que desenrola-se a uma semana.




Vamos aos fatos:



1-Diante das greves dos professores da cidade por falta de pagamento, o prefeito foi a Rádio Cidade, apelidada de Rádio do Prefeito, atestar que os pagamentos dos funcionários municipais teria sido realizado.




2. Fernando dos Santos, com salários e diárias atrasados rumou para o banco com cartão em punho.


3. Eis que ao chegar lá, o que o prefeito tinha dito a toda a cidade não se confirmou. Fernando dos Santos então postou o extrato bancário provando a falta de verdade do prefeito.
















4. Durante a semana parte do pagamento de Fernando dos Santos foi realizado. Hoje, o prefeito armado do ódio típico daqueles que não admitem opositores - teria atacado veemente o conselheiro s com acusações gravíssimas quanto a sua atuação no Conselho Tutelar. Tentando intimidá-lo.



5. Fernando dos Santos então rumou a cata do prefeito pela cidade para tirar satisfações.



5. Então, os dois protagonizaram uma cena ...
Daquelas.



Onde chegamos?


O caso de Fernando dos Santos, na realidade expõe um dos graves problemas da gestão pública e do uso do poder na cidade. Pois o não cumprimento das obrigações trabalhistas da prefeitura municipal é algo recorrente causando graves problemas ás famílias e a economia local.







Há muito, que muitos funcionários reclamam a ausência, ou irregularidade dos pagamentos em Mocajuba (PA). Há muito que o pagamento dos funcionários é coisa pouco séria, com o serviço público temporário tendo virado motivo de chacota na cidade apelidado de trabalho voluntário. Lembrem-se a pouco tempo, a Escola de Nova Aliança foi ás ruas exigir os pagamentos dos funcionários temporários, dentre outras exigências.







Os cargos públicos tornaram-se instrumento de poder e barganha. E pior que isso - passam por temerosa ausência de regularidade.




E tudo isso deveria ser resolvido se tivéssemos governantes e representantes do povo compromissados verdadeiramente.
E não apenas com sua própria  manutenção no poder.
É isso mesmo gente.
Sejamos ao menos; RAZOÁVEIS.




É para isso que existe o concurso público para que as pessoas possam trabalhar dignamente - sem ter que fazer do pagamento uma forma concessão do gestor.






A quanto tempo não há concurso público na cidade?
Quem está levantando essa bandeira?
Quais os representantes do povo de Mocajuba (PA) que tem aberto mão das vantagens pessoais e distribuição de cargos entre seus apaniguados e familiares em troca da realização de concursos públicos.







Bem, Fernado dos Santos é Conselheiro Tutelar, eleito, e como tal, tem autonomia e culhões para exigir seu pagamento. Assim como estão fazendo os professores e professoras, hoje em greve.
Professoras em Greve
Foto: Ana Léia


Professores em Greve
Foto: Ana Léia





E quem é temporário?


O que fará se não receber devidamente?




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar