quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Governo Simão Jatene Investe na Reestruturação da Rede de Fornecimento de Água em Mocajuba (PA)

Depois de mais de 30 anos, a rede de fornecimento de água de Mocajuba (PA) passa por um processo de reestruturação.  O governo Simão Jatene (PSDB) acata uma demanda que estava levando os mocajubenses ao limiar do desespero. Mocajuba é a cidade mais urbana do baixo-tocantins, com mais de 70% da população concentrada na cidade.






A crise da produção da pimenta-do-reino na década de 90, intensificou a migração rural-urbana levando a expansão da ocupação e surgimento de novos bairros, e ampliação de antigos. Contudo, a rede de fornecimento de água não recebeu os investimentos necessários. Então tínhamos um problema crônico, que remonta mesmo a época da pimenta-do-reino - visto que na década de 80, já havia uma grave problema de abastecimento nos bairros mais afastados do centro. Mas como a elite vive no centro, ficava, assim, por isso mesmo.







O problema agravou-se consideravelmente com o passar dos anos e a pressão popular também. Diariamente, recebo solicitações de atenção para a questão, através do blog, através das redes sociais e pelo contato direto com as pessoas.


Adicionar legenda





Hoje, a rede de fornecimento de água não dá conta de atender a demanda e os bairros mais novos e mais populosos são severamente punidos com interrupção regular do fornecimento de água levando a população a construção de povos ou a "empréstimo" de água dos vizinhos, ou ainda recorrer aos rios e igarapés.





A Cosanpa, depois de anos de clamor local, leva um sério projeto de reestruturação e ampliação da rede, e emergencialmente, instalação de novas bombas de captação. O Projeto prevê uma nova Estação de Tratamento de Água e, os técnicos da empresa já estiveram na cidade fazendo os levantamentos necessários.




Finalmente, em pleno século XXI, a esperança dos mocajubenses serem libertos da "lata d'agua na cabeça", mesmo porque, é um serviço de primeira operado por uma empresa pública, porém é serviço pago.




Depois da ponte, o governo de Simão Jatene, contempla a cidade com mais um compromisso assumido.
Mocajuba-Pará-Brasil





Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar